segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Caymmiando - Parte II

CAYMMI! DE ITAPUÃ PARA O MUNDO...


Palestras sobre a representação da baianidade nas canções de Dorival Caymmi em dois espaços culturais da Secretaria de Cultura, como parte da programação em homenagem ao centenário do compositor. A primeira, na Casa da Música, em Itapuã. E a outra, no Centro Cultural de Porto Seguro, na abertura da VII Semana Literária de Porto Seguro, onde eu também falei da relação de Caymmi com João Ubaldo Ribeiro, ambos homenageados no evento.


Casa da Música








Centro de Cultura de Porto de Seguro





Fonte: 



I FESTA LITERÁRIA DA CHAPADA DIAMANTINA


Ao lado de Gessy Gesse, atriz, escritora e ex-esposa de Vinicius de Moraes, e de André Domingues, professor e pesquisador de música, participei da mesa "Caymmi: Identidade e Memória Cultural", um dos homenageados da I Festa Literaria da Chapada Diamantina. Apresentei uma leitura da única marchinha de carnaval composta por Caymmi, chamada "A Bahia Também Dá", na qual ele já antecipa, ainda como amador e antes do sucesso de "O Que é Que a Baiana Tem?", referências afro-baianas em sua música. A Festa teve presença de Danilo Caymmi, como atração musical. 




Fonte:




domingo, 19 de outubro de 2014

Caymmiando - Parte I

Minha trajetória como pesquisador da obra de Dorival Caymmi começou oficialmente em 1998, quando era estudante ainda de graduação em Letras e pesquisava como bolsista de iniciação científica em projeto sobre o compositor. De lá pra cá, várias palestras foram dadas em eventos academicos e artísticos e outros textos publicados em livros, jornais e revistas. 

Neste ano em que se comemoram os 100 anos de seu nascimento, os convites para palestras e entrevistas aumentaram. Fico muito honrado de falar de Caymmi para diferentes públicos, em diferentes ambientes, dentro e fora da Bahia. 

Neste post, a primeira parte de algumas passagens desta caminhada, que eu chamo de "militância caymmiana": boa música para um bom debate sobre a baianidade. 


PERSPECTIVAS EM MOVIMENTO: A REINVENÇÃO DA DIFERENÇA


Palestra "Caymmi e a poética dos sentidos" para o projeto Perspectivas em Movimento, coordenado por Ninfa Cunha. A proposta de comemorar o centenário do compositor a partir das oficinas de dança e teatro realizadas pelo grupo com pessoas de diferentes deficiências foi uma experiência nova em minha carreira, devido ao desafio de usar uma linguagem verbal cujos elementos sonoros e visuais facilitassem a compreensão da própria leitura de vários sentidos que a música de Caymmi possibilita. O resultado posterior, a partir de minha palestra, foi surpreendente e emocionante.  





Fonte:




AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE CULTURA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

À convite da Deputada Federal Alice Portugal (PCdoB-Ba), presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, estive em Brasília, ao lado de Danilo Caymmi, João Jorge Amado e Ricardo Cravo Albin, para uma sessão especial para debater a importância de Dorival Caymmi para a música brasileira. Em um ambiente formal, mas não menos descontraído, muito propiciado pelos próprios parlamantares presentes ao evento, como Stepan Nercessian(PPS-RJ) e Penna (PV-SP), este o proponente da audiência, falei sobre a minha experiência como pesquisador da obra de Caymmi e a ideia de baianidade em sua canção. 







Fonte:




PROGRAMA "VER TV" - TV BRASIL

O programa Ver Tv, apresentado pelo prof. Lalo Leal (USP), na Tv Brasil, homenageou Dorival Caymmi e fez uma edição especial sobre a presença dele na televisão. Primeiramente a produção enviou uma equipe da TVE me entrevistar em Salvador, mas depois, por decisão da direção do programa, me convidaram para participar do programa inteiro gravado no Rio de Janeiro, onde estiveram presentes Stella Caymmi e Carlos Alberto Sion. A pauta toda foi a performance de Dorival Caymmi, já consagrado no rádio, em um outro meio de entretenimento, a televisão, que passou a colaborar com a indústria fonográfica na divulgação de seus produtos. Caymmi participou de trilhas sonoras de telenovelas e minisséries, além de diversos especiais de música. Posteriormente a este episódio, a produção o condensou e juntamente com outro sobre Vinicius de Moraes, apresentou um programa especial sobre música popular brasileira.






Fonte: