domingo, 11 de maio de 2008

Google-me.

Deu na Folha de São Paulo, 11 de maio: "Caça de xarás passou por três continentes". Jim Killeen, 40, ex-ator norte americano, jogou seu nome na barra de pesquisa do Google para ver o que é que dava. Além dele, descobriu 24 homônimos na web. Curioso por saber quem eram aqueles Jim Killeens, conseguiu apenas seis depoimentos deles para o documentário "Google me: the movie", dentre os quais, um que tem atração por transexuais e outro que é padre, mas contrário ao Papa quando o assunto é homossexualidade.

Você já fez "autosurfing" ou se "autogooglou"? Eu já fiz um "ego trip" deste algumas vezes para pesquisar um artigo meu, o qual tinha perdido o original, mas ciente de que estava publicado em algum site. Encontrado, gravado e impresso, não voltei mais a esta aventura.


Agora, vi-me estimulado a brincar com essa ferramenta extraordinária para fuçar homônimos e talvez descobrir o que eles fazem. Esta prática, segundo especialistas consultados pela reportagem, não deve ser vista como egocentrismo, mas como prevenção, por exemplo, na hora de procurar emprego. Algumas agências eventualmente rastreiam o nome do candidato para saber de sua passagem pela Web. Algo desabonador comentado por ele ou sobre ele, já acende o sinal amarelo. Cuidado com as comunidades do Orkut das quais vocês participam, coisas como "Falo mal de meu patrão!", "A mulher de meu patrão é gostosa!", "Adoro sair cedo do trabalho!", "Pra não ir ao trabalho, dou desculpa esfarrapada" etc.


Em pesquisa rápida, que durou apenas 0,22 segundos, descobri pela palavra Marielson aproximadamente 2.870 exibições. Haja gente, mas nem se compara à Maria (333 milhões, em 0,14 segundos).


Desses xarás, tem um jogador do ASA (Arapiraca, AL), um poeta (identificado como "um homem cheio de sabedoria), um árbitro de futebol de Vitória da Conquista (segundo Silvio Mendes, radialista, é a revelação no Campeonato Baiano-2008), um candidato a vereador em Ingá, PB (só teve 55 votos nas eleições de 2004) e um negociante de automóveis em Bento Gonçalves, RS. Já Marielson Carvalho, 133 exibições em 0,11 segundos, apenas um não sou eu. Trata-se de Marielson Carvalho da Costa, que consta de uma lista geral de concurso público do Banco do Brasil.

E o que dizer de Marielson de Carvalho Bispo da Silva? Em 13 exibições, 0,04 segundos de procura, não tem outro, somente eu.

É uma sensação estranha de satisfação por não ter ninguém igual a você (obviamente que nunca existirá) e também de frustração por não ter ninguém com quem não se possa comparar personalidades e comportamentos (mas não sei se seria proveitoso).

Eu conheço pessoalmente um Marielson. Confesso que procurei nele, tal qual um espelho, algumas semelhanças, no que de pronto, pelo menos fisicamente, só tinha diferenças. Não criamos laços de amizade, embora tenhamos trocado telefones para no dia de meu aniversário e no dele nos parabenizarmos. O que nunca ocorreu. Lá se vão três anos. Na última vez, quando nos vimos, parecíamos que estávamos saudosos um do outro, pois nos abraçávamos toda hora. Reagimos ao mesmo tempo, sem um milésimo de segundo a mais ou a menos, ao chamado de um amigo comum, que havia nos apresentado. Como ele queria falar conosco, nada mais prático do que chamar por um nome só. O "Oi, Maurício" saiu numa só voz. Gargalhada geral.

Nenhum comentário: